Perguntas Frequentes

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Poderá consultar o preçário em vigor aqui

Apenas os intervenientes no contrato (clientes, avalistas/fiadores) e representantes legais o podem fazer, sendo que os requisitos e modo de verificação da identidade dependem do meio de contacto utilizado.

Para clientes particulares, com contratos enquadrados no DL 133/2009, o processo de tratamento da documentação ocorre no prazo de 14 dias úteis.
Nas restantes situações o processo de tratamento da documentação inicia-se 60 dias após a data do último pagamento.

Basta solicitar-nos que de imediato procedemos ao envio de uma ADC (Autorização de Débito em Conta), a qual deve ser devolvida devidamente assinada conforme cartão do cidadão, juntamente com um comprovativo de IBAN atualizado e identificado com o titular da conta. 

Esta alteração, no caso de contratos não enquadrados no Decreto-Lei n.º 133/2009, apenas será realizada após o envio do comprovativo de pagamento da comissão associada, cujo valor se encontra disponível para consulta no nosso preçário.

No Montepio Crédito existem três datas para débito das prestações/rendas: aos dias 5, 15 ou 27 de cada mês.
Se um cliente pretender alterar a data de débito terá que escolher uma das opções anteriormente referidas.

 

Para obter informação sobre o custo desta alteração poderá:

- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211164365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional);
- Enviar pedido para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

 

Esta alteração, no caso de contratos não enquadrados no Decreto-Lei n.º 133/2009, apenas será realizada após o envio do comprovativo de pagamento da comissão associada, cujo valor se encontra disponível para consulta no nosso preçário.

Através de um contacto com o Montepio Crédito poderá obter informação sobre o valor para reembolso antecipado total.

Qualquer Cliente, em qualquer momento da vigência do contrato, pode liquidar antecipadamente o mesmo.

A penalização aplicada depende da comissão de preçário que se encontrar em vigor.

 

Para obter o valor e formas de pagamento disponíveis poderá:

- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211164365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional.);
- Enviar pedido para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

Sim, é possível.

O pedido poderá ser remetido para o endereço eletrónico: cliente@montepiocredito.pt indicando a seguinte informação: 

- montante que pretende amortizar, indicando se pretende reduzir a prestação ou o prazo do financiamento;

- data em que pretende efetuar o pagamento.

A amortização poderá ser efetuada por pagamento entidade/referência ou por transferência bancária, sendo que estes dados serão facultados com o valor de simulação a apresentar.

Para atualização de dados no contrato, nomeadamente a morada, email e telefone o Cliente deverá solicitar esta alteração através da Linha de Apoio ao Cliente para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional) ou via email para cliente@montepiocredito.pt.

Por exemplo para atualizar a morada, deverá remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) e anexar um comprovativo de morada válido (fatura água, luz, gás ou correspondência que comprove morada fiscal) para processarmos essa alteração.

Este tipo de situações carece de uma análise casuística.

 
Dependendo do tipo de contrato, e da situação em que o mesmo se encontra, a solução poderá passar por acordo de pagamento, renegociação do crédito, entrega da viatura, cessão posição contratual, entre outras. Sugerimos a consulta do documento "Informação sobre o incumprimento de contratos".

 
De forma a poder ser mais adequadamente encaminhado será sugerimos contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211164365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional), ou remeter uma exposição da sua situação para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

Deverá confirmar, junto do Banco/conta onde tem o débito direto ativo se, no dia útil anterior à data de débito da prestação/renda, tinha valor disponível e suficiente para pagamento da mesma.

Deverá também verificar se o débito direto se encontra ativo e sem limites (valor ou data) através de uma caixa multibanco ou através do acesso ao seu banco.

Poderá também contatar a Linha de Apoio a Clientes, para o número 211164365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional), ou expor por escrito a sua questão para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

Deverá entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211164365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional) onde poderá obter informação sobre o valor em dívida, assim como as informações necessárias para efetuar o respetivo pagamento.

 

Em caso de impossibilidade de contacto poderá também remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

Para obter informação sobre os dados do seu contrato poderá:
- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211164365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional),
- Enviar pedido para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

Aquando da contratação do crédito foi estipulado que o meio de pagamento seria o débito direto, devendo manter-se ativo durante a vigência do contrato.

 

Excecionalmente e em alternativa o Cliente poderá optar por outro meio de pagamento: transferência bancária, pagamento de serviços, depósito bancário, cheque ou pagamento em numerário.

 

De forma a evitar custos adicionais com pagamento da mensalidade através de outro tipo de meio de pagamento que não o débito direto, deverá realizar o pagamento com a antecedência mínima de 8 dias úteis para evitar o envio do pedido de débito direto ao banco.

 

É também necessário o envio de comprovativo de pagamento por:

- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.
Poderá sempre contactar a Linha de Apoio a Clientes, para o 211164365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional) para verificar a antecedência necessária para pagamento antecipado. Em caso de impossibilidade de contacto poderá também remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

 

Para contratos celebrados fora do âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de junho, o pagamento das mensalidades por outro meio que não o débito direto implica um acréscimo no valor da comissão de processamento de prestação/renda, conforme preçario em vigor.