Quem Somos
No Montepio Crédito, acreditamos que cada projeto, sonho e ambição merecem um caminho sólido para se tornarem realidade. Somos uma instituição financeira de crédito especializada, com mais de 30 anos de experiência a acompanhar pessoas, famílias e empresas em Portugal, sempre com um compromisso inabalável com a transparência, inovação, humanismo e sustentabilidade.
Fazemos parte do Banco Montepio, a instituição financeira mais antiga de Portugal, com mais de 180 anos de história, e levamos connosco o seu legado de confiança e proximidade. Mas não nos limitamos ao passado: Damos valor ao futuro, e em construir experiências de subscrição inovadoras e relações de longo prazo com os nossos clientes e parceiros.
Acreditamos que o verdadeiro valor de uma organização está nas pessoas que a constroem todos os dias e por isso valorizamos o talento, o compromisso e a ambição, promovendo uma cultura de proximidade, colaboração e meritocracia. Aqui, cada colaborador é incentivado a crescer, desenvolver-se e desafiar-se, porque sabemos que o desenvolvimento individual impulsiona o sucesso coletivo.
Montepio Crédito
Damos valor ao futuro.
Órgãos Sociais
Pedro Leitão
Presidente do Conselho de Administração
Helena Soares de Moura
Administradora não executiva
Ângela Barros
Administradora não executiva
Rui Calheiros da Gama
Administrador não executivo
Licínio Santos
Presidente da Comissão Executiva
Manuel Baptista
Vogal executivo
Pedro Araújo
Vogal executivo
Pedro Fontes Falcão
Presidente
Alexandra Thadeu
Vogal
Inês Leão
Vogal
Carla Gomes
Vogal Suplente
Rute Pereira
Presidente
Catarina Cardoso
Secretária
PricewaterhouseCoopers & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda representada por Aurélio Adriano Rangel Amado e João Ricardo Amorim Gravito.
Ana Rita Santos
Secretária da Sociedade
Fabienne Lehuédé
Secretária da Sociedade Suplente
Pedro Leitão
Presidente
Helena Soares de Moura
Vogal
Pedro Fontes Falcão
Vogal
Visão, missão e valores
A nossa visão
Ser uma referência no financiamento em Portugal, criando valor através de experiências de subscrição inovadoras e relações de longo prazo.
A nossa missão
Desenvolver soluções de financiamento sustentável que acompanhem o ciclo de vida de cada pessoa, família e empresa, proporcionando-lhes bem-estar e realização.
Os nossos valores
Transparência, Inovação, Humanismo e Sustentabilidade
Modelo de Governo
Políticas e Regulamentos
Ética e Deontologia
Estatutos
Informação Financeira
Informação anual
Informação semestral
Informação anual
Informação semestral
Informação anual
Informação semestral
Informação anual
Informação semestral
Informação anual
Informação semestral
Onde estamos
Atendimento presencial nas instalações do Porto e de Lisboa: dias úteis, das 9h às 13h e das 14h30m às 17h30m.
Porto (sede)
Rua Júlio Dinis, 158/160 - 2º andar
4099-072 Porto
GPS: 41.150333 -8.625694
Lisboa
Rua Barata Salgueiro, 51
1250-043 Lisboa
GPS: 38.720288 -9.150101
Os nossos prémios

Prémio Cinco Estrelas 2025 - Financiamento Sustentável
Este prémio foi atribuído pela Five Stars Consulting referente aos testes e estudos realizados no ano de 2024.

Marca nº1 Escolha Profissionais 2025 na categoria de Empresas de Crédito ao Consumo
Este prémio foi atribuído por ConsumerChoice - Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor referente ao ano de 2024.

Montepio Crédito Marca Recomendada Portal da Queixa
Este prémio – referente ao ano de 2024 – foi atribuído por Consumers Trust.
Estes prémios são da exclusiva responsabilidade das entidades que os atribuiram.
Certificação APCER ISO 9001
Montepio Crédito - Certificação APCER ISO 9001 Selo de Qualidade APCER - Associação Portuguesa de Certificação para operações de crédito clássico, (crédito e leasing), efetuadas por clientes particulares.
O Montepio Crédito recebeu em 15 de janeiro de 2020 a certificação ISO 9001 do selo de qualidade APCER (Associação Portuguesa de Certificação), tornando-se a única instituição portuguesa de crédito especializado com esta certificação, processo que finalizou em dezembro de 2019, para as operações de crédito clássico feitas a clientes particulares.
Confiança no trabalho realizado, credibilidade e metodologia, um leque abrangente de serviços, motivação e participação de todos os colaboradores, trabalho em equipa e formação profissional – compromissos assumidos na Política da Qualidade do Montepio Crédito – foram critérios decisivos para a decisão da APCER ao atribuir esta certificação.
Este processo de certificação de qualidade da APCER encontra-se ao abrigo da norma NP EN ISO 9001:2015, que é a diretriz de sistemas de gestão mais utilizada em todo o mundo e uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade.
1. A Política da Qualidade no Montepio Crédito consiste no compromisso da Comissão Executiva em manter os requisitos necessários ao cumprimento do SGQ nos termos definidos na norma NP EN ISO 9001:2015, efetuando análises sistemáticas aos procedimentos e processos, adaptando-os e alterando-os sempre que tal se justificar.
2. A Política da Qualidade está alinhada com os objetivos estratégicos da Instituição, com as necessidades dos clientes e dos restantes stakeholders, mormente os parceiros de negócio. Consiste na adoção de práticas de análise e de melhoria contínua de processos e de procedimentos, alicerçada nos seguintes compromissos:
- Evidenciar a capacidade técnica e humana para fornecer, de forma consistente e sistemática, padrões de qualidade das informações e dos serviços prestados que proporcionem elevados níveis de confiança na sua aquisição;
- Dotar os trabalhadores da Instituição de conhecimento, através da formação profissional adequada às
funções desempenhadas; - Motivar os trabalhadores da Instituição sobre a perceção completa dos processos que tenham de desempenhar, sobre as corretas interligações com os serviços adjacentes, seja a montante, seja a jusante, promovendo, desta forma, um efetivo trabalho em equipa;
- Incentivar os trabalhadores da Instituição para a necessidade de análise crítica dos processos, dos procedimentos e, particularmente, dos resultados obtidos na execução das tarefas evitando quaisquer erros que sejam objeto de reporte interno ou externo de forma a minimizar situações de reclamação e/ou de perdas efetivas;
- Incentivar os trabalhadores da Instituição para o benefício comum no reporte de quaisquer situações
detetadas que proporcionem a melhoria contínua dos processos, utilizando, para o efeito, os mecanismos de reporte adequados; - Dotar a Instituição de meios técnicos que potenciem a qualidade da informação e dos serviços e produtos a fornecer, que mitiguem as situações de erro, que potenciem a rastreabilidade das operações;
- Assegurar o pleno e correto funcionamento do SGQ, numa perspetiva de melhoria contínua e de acordo com os preceitos da norma NP EN ISO 9001:2015.