Quem Somos

No Montepio Crédito, acreditamos que cada projeto, sonho e ambição merecem um caminho sólido para se tornarem realidade. Somos uma instituição financeira de crédito especializada, com mais de 30 anos de experiência a acompanhar pessoas, famílias e empresas em Portugal, sempre com um compromisso inabalável com a transparência, inovação, humanismo e sustentabilidade.

 

Fazemos parte do Banco Montepio, a instituição financeira mais antiga de Portugal, com mais de 180 anos de história, e levamos connosco o seu legado de confiança e proximidade. Mas não nos limitamos ao passado: Damos valor ao futuro, e em construir experiências de subscrição inovadoras e relações de longo prazo com os nossos clientes e parceiros.

 

Acreditamos que o verdadeiro valor de uma organização está nas pessoas que a constroem todos os dias e por isso valorizamos o talento, o compromisso e a ambição, promovendo uma cultura de proximidade, colaboração e meritocracia. Aqui, cada colaborador é incentivado a crescer, desenvolver-se e desafiar-se, porque sabemos que o desenvolvimento individual impulsiona o sucesso coletivo.

Montepio Crédito

Damos valor ao futuro.

Órgãos Sociais

Pedro Leitão
Presidente do Conselho de Administração

Helena Soares de Moura
Administradora não executiva

Ângela Barros
Administradora não executiva

Rui Calheiros da Gama
Administrador não executivo

Licínio Santos
Presidente da Comissão Executiva

Manuel Baptista
Vogal executivo

Pedro Araújo
Vogal executivo

Pedro Fontes Falcão
Presidente

Alexandra Thadeu
Vogal

Inês Leão
Vogal

Carla Gomes
Vogal Suplente

Rute Pereira
Presidente

Catarina Cardoso
Secretária

PricewaterhouseCoopers & Associados – Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda representada por Aurélio Adriano Rangel Amado e João Ricardo Amorim Gravito.

Ana Rita Santos
Secretária da Sociedade

Fabienne Lehuédé
Secretária da Sociedade Suplente

Pedro Leitão
Presidente

Helena Soares de Moura
Vogal

Pedro Fontes Falcão
Vogal

Visão, missão e valores

Icon 018

A nossa visão

Ser uma referência no financiamento em Portugal, criando valor através de experiências de subscrição inovadoras e relações de longo prazo.

Icon 020

A nossa missão

Desenvolver soluções de financiamento sustentável que acompanhem o ciclo de vida de cada pessoa, família e empresa, proporcionando-lhes bem-estar e realização.

Icon 019

Os nossos valores

Transparência, Inovação, Humanismo e Sustentabilidade

Modelo de Governo

Políticas e Regulamentos

Ética e Deontologia

Estatutos

Informação Financeira

Informação anual

 

     Relatório e Contas

Informação anual

 

     Relatório e Contas

Informação anual

 

     Relatório e Contas

     

  

Informação semestral

  

     Balanço do 1º Trimeste

  

     Balanço do 2º Trimeste

  

     Balanço do 3º Trimeste

Informação anual

 

     Relatório e Contas

     

  

Informação semestral

  

     Balanço do 1º Trimeste

  

     Balanço do 2º Trimeste

  

     Balanço do 3º Trimeste

Informação anual

 

     Relatório e Contas

     

  

Informação semestral

  

     Balanço do 1º Trimeste

  

     Balanço do 2º Trimeste

  

     Balanço do 3º Trimeste

Informação anual

 

     Relatório e Contas

     

  

Informação semestral

  

     Balanço do 1º Trimeste

  

     Balanço do 2º Trimeste

  

     Balanço do 3º Trimeste

Informação anual

 

     Relatório e Contas

     

  

Informação semestral

  

     Balanço do 1º Trimeste

  

     Balanço do 2º Trimeste

  

     Balanço do 3º Trimeste

Onde estamos

Atendimento presencial nas instalações do Porto e de Lisboa: dias úteis, das 9h às 13h e das 14h30m às 17h30m.

Porto (sede)

Rua Júlio Dinis, 158/160 - 2º andar
4099-072 Porto
GPS: 41.150333 -8.625694

Lisboa

Rua Barata Salgueiro, 51
1250-043 Lisboa
GPS: 38.720288 -9.150101

Os nossos prémios

Cinco Estrelas 2025

Prémio Cinco Estrelas 2025 - Financiamento Sustentável

Este prémio foi atribuído pela Five Stars Consulting referente aos testes e estudos realizados no ano de 2024

Escolha dos Profissionais 2025

Marca nº1 Escolha Profissionais 2025 na categoria de Empresas de Crédito ao Consumo

Este prémio foi atribuído por ConsumerChoice - Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor referente ao ano de 2024.

Marca Recomendada

Montepio Crédito Marca Recomendada Portal da Queixa

Este prémio – referente ao ano de 2024 – foi atribuído por Consumers Trust.

Estes prémios são da exclusiva responsabilidade das entidades que os atribuiram.

Certificação APCER ISO 9001

 

Montepio Crédito - Certificação APCER ISO 9001 Selo de Qualidade APCER - Associação Portuguesa de Certificação para operações de crédito clássico, (crédito e leasing), efetuadas por clientes particulares.

 

O Montepio Crédito recebeu em 15 de janeiro de 2020 a certificação ISO 9001 do selo de qualidade APCER (Associação Portuguesa de Certificação), tornando-se a única instituição portuguesa de crédito especializado com esta certificação, processo que finalizou em dezembro de 2019, para as operações de crédito clássico feitas a clientes particulares.

 

Confiança no trabalho realizado, credibilidade e metodologia, um leque abrangente de serviços, motivação e participação de todos os colaboradores, trabalho em equipa e formação profissional – compromissos assumidos na Política da Qualidade do Montepio Crédito – foram critérios decisivos para a decisão da APCER ao atribuir esta certificação.

 

Este processo de certificação de qualidade da APCER encontra-se ao abrigo da norma NP EN ISO 9001:2015, que é a diretriz de sistemas de gestão mais utilizada em todo o mundo e uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade.

 

1. A Política da Qualidade no Montepio Crédito consiste no compromisso da Comissão Executiva em manter os requisitos necessários ao cumprimento do SGQ nos termos definidos na norma NP EN ISO 9001:2015, efetuando análises sistemáticas aos procedimentos e processos, adaptando-os e alterando-os sempre que tal se justificar.

2. A Política da Qualidade está alinhada com os objetivos estratégicos da Instituição, com as necessidades dos clientes e dos restantes stakeholders, mormente os parceiros de negócio. Consiste na adoção de práticas de análise e de melhoria contínua de processos e de procedimentos, alicerçada nos seguintes compromissos:

  • Evidenciar a capacidade técnica e humana para fornecer, de forma consistente e sistemática, padrões de qualidade das informações e dos serviços prestados que proporcionem elevados níveis de confiança na sua aquisição;

  • Dotar os trabalhadores da Instituição de conhecimento, através da formação profissional adequada às
    funções desempenhadas;

  • Motivar os trabalhadores da Instituição sobre a perceção completa dos processos que tenham de desempenhar, sobre as corretas interligações com os serviços adjacentes, seja a montante, seja a jusante, promovendo, desta forma, um efetivo trabalho em equipa;

  • Incentivar os trabalhadores da Instituição para a necessidade de análise crítica dos processos, dos procedimentos e, particularmente, dos resultados obtidos na execução das tarefas evitando quaisquer erros que sejam objeto de reporte interno ou externo de forma a minimizar situações de reclamação e/ou de perdas efetivas;

  • Incentivar os trabalhadores da Instituição para o benefício comum no reporte de quaisquer situações

    detetadas que proporcionem a melhoria contínua dos processos, utilizando, para o efeito, os mecanismos de reporte adequados;

  • Dotar a Instituição de meios técnicos que potenciem a qualidade da informação e dos serviços e produtos a fornecer, que mitiguem as situações de erro, que potenciem a rastreabilidade das operações;
  • Assegurar o pleno e correto funcionamento do SGQ, numa perspetiva de melhoria contínua e de acordo com os preceitos da norma NP EN ISO 9001:2015.