Perguntas Frequentes

» Onde posso encontrar o preçário?
Poderá consultar o preçário em vigor aqui

» Quem pode solicitar alteração de dados ou outro tipo de pedidos sobre o meu contrato?
Apenas os intervenientes no contrato (clientes, avalistas/fiadores) e representantes legais o podem fazer, sendo que os requisitos e modo de verificação da identidade dependem do meio de contacto utilizado.

» Acabei de pagar o meu contrato. Quando é que me enviam a documentação?
Para clientes particulares, com contratos enquadrados no DL 133/2009, o processo de tratamento da documentação ocorre no prazo de 14 dias úteis.
Nas restantes situações o processo de tratamento da documentação inicia-se 60 dias após a data do último pagamento.

» Pretendo alterar a minha conta bancária para o débito das prestações/rendas. O que tenho que fazer?
Basta solicitar-nos que de imediato procedemos ao envio de uma ADC (Autorização de Débito em Conta) para a sua morada, a qual deve ser devolvida devidamente assinada conforme tem no seu Banco devidamente assinada (conforme tem no seu Banco), juntamente com um comprovativo de IBAN e BIC, bem como o comprovativo de pagamento do custo da comissão associada, se aplicável.
Para clientes com contrato particular celebrado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 133/2009 esta alteração está isenta do pagamento de uma comissão, para os restantes tipos de contratos esta alteração tem uma comissão associada, cujo valor se encontra disponível para consulta no nosso preçário.

» Pretendo alterar a data de débito da minha prestação/renda. O que devo fazer?
No Montepio Crédito existem três datas para débito das prestações/rendas: aos dias 5, 15 ou 27 de cada mês.
Se um cliente pretender alterar a data de débito terá que escolher uma das opções anteriormente referidas.

Para obter informação sobre o custo desta alteração poderá:

- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional);
- Enviar pedido para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.
Esta alteração, no caso de contratos não enquadrados no Decreto-Lei n.º 133/2009, apenas será realizada após o envio do comprovativo de pagamento da comissão associada, cujo valor se encontra disponível para consulta no nosso preçário.

» Pretendo obter informação sobre quanto ainda devo no meu contrato. Como devo proceder? Posso liquidar o meu contrato antecipadamente? Tem alguma penalização?
Através de um contacto com o Montepio Crédito poderá obter informação sobre o valor para reembolso antecipado total.
Qualquer Cliente, em qualquer momento da vigência do contrato, pode liquidar antecipadamente o mesmo.
A penalização aplicada depende da comissão de preçário que se encontrar em vigor.

Para obter o valor e formas de pagamento disponíveis poderá:

- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional.);
- Enviar pedido para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Posso efetuar amortizações parciais no meu contrato?
Sim é possível. Sabendo qual o montante para amortização parcial deverá remeter essa indicação, por escrito ao Montepio Crédito, indicando se pretende uma redução no valor da mensalidade (mantendo o prazo) ou se pretende uma redução na duração do contrato (mantendo o valor da mensalidade).

O pedido poderá ser remetido para:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como devo de proceder para atualizar dados no meu contrato?
Para atualização de dados no contrato, nomeadamente a morada, email e telefone o Cliente deverá solicitar esta alteração através da Linha de Apoio ao Cliente para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional), ou remeter uma exposição da sua situação para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt acompanhado de um comprovativo que ateste essa alteração.

Por exemplo para atualizar a morada, deverá remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) e anexar um comprovativo de morada válido (fatura água, luz, gás ou correspondência que comprove morada fiscal) para processarmos essa alteração

O pedido poderá ser remetido para:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto

» Estou com dificuldades em cumprir o meu contrato, o que posso fazer?
Este tipo de situações carece de uma análise casuística.
Dependendo do tipo de contrato, e da situação em que o mesmo se encontra, a solução poderá passar por acordo de pagamento, renegociação do crédito, entrega da viatura, cessão posição contratual, entre outras. Sugerimos a consulta do documento "Informação sobre o incumprimento de contratos".
De forma a poder ser mais adequadamente encaminhado será sugerimos contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional), ou remeter uma exposição da sua situação para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Porque é que este mês não debitaram a prestação/renda da minha conta?
Deverá confirmar, junto do Banco/conta onde tem o débito direto ativo se, no dia útil anterior à data de débito da prestação/renda, tinha valor disponível e suficiente para pagamento da mesma.
Deverá também verificar se o débito direto se encontra ativo e sem limites (valor ou data) através de uma caixa multibanco ou através do acesso ao seu banco.
Poderá também contatar a Linha de Apoio a Clientes, para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional), ou expor por escrito a sua questão para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como devo proceder se tiver alguma prestação/renda em dívida?
Deverá entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional) onde poderá obter informação sobre o valor em dívida, assim como as informações necessárias para efetuar o respetivo pagamento.

Em caso de impossibilidade de contacto poderá também remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como posso consultar os dados do meu contrato?
Para obter informação sobre os dados do seu contrato poderá:
- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional),
- Enviar pedido para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como posso obter segundas vias de documentos?
A emissão de segundas vias de documentos tem uma comissão associada, cujo valor se encontra disponível para consulta no nosso preçário.

O Cliente deverá, numa primeira fase, efetuar o pagamento da comissão associada à emissão do documento pretendido e remeter o comprovativo desse pagamento para:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

No envio do comprovativo poderá dar a indicação do documento pretendido ou contactar para a Linha de Apoio a Clientes para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional).

» Que coberturas abrangem os seguros associados ao meu contrato?
Dependendo do tipo de crédito poderá ter associado: seguro de vida, seguro proteção ao crédito ou seguro automóvel.
O seguro de vida genericamente cobre morte, invalidez absoluta e definitiva. O seguro de proteção ao crédito (Plano Proteção Total) cobre incapacidade temporária absoluta para o trabalho por acidente ou doença, desemprego involuntário e hospitalização.
O seguro automóvel assegura a viatura e os seus ocupantes, dependendo se subscreveu danos próprios ou somente responsabilidade civil.
Para obter informação mais específica poderá contactar a Linha de Apoio a Clientes, para o número 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional) para obter informação sobre que seguros têm ativos e a que seguradoras os mesmos estão adstritos.

Em alternativa poderá remeter esse pedido por escrito (identificado com número de contrato ou contribuinte) para:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Posso fazer o pagamento da mensalidade sem ser por débito direto?
Aquando da contratação do crédito foi estipulado que o meio de pagamento seria o débito direto, devendo manter-se ativo durante a vigência do contrato.
Excecionalmente e em alternativa o Cliente poderá optar por outro meio de pagamento: transferência bancária, pagamento de serviços, depósito bancário, cheque ou pagamento em numerário.
De forma a evitar custos adicionais com pagamento da mensalidade através de outro tipo de meio de pagamento que não o débito direto, deverá realizar o pagamento com a antecedência mínima de 8 dias úteis para evitar o envio do pedido de débito direto ao banco.

É também necessário o envio de comprovativo de pagamento por:

- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.
Poderá sempre contactar a Linha de Apoio a Clientes, para o 211 164 365 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h. Chamada para a rede fixa nacional) para verificar a antecedência necessária para pagamento antecipado. Em caso de impossibilidade de contacto poderá também remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

Para contratos celebrados fora do âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 de junho, o pagamento das mensalidades por outro meio que não o débito direto implica um acréscimo no valor da comissão de processamento de prestação/renda, conforme preçário em vigor.