COVID-19 - MORATÓRIA PÚBLICA

No contexto atual da Pandemia Covid-19, o Montepio Crédito está consciente de todas as consequências envolvidas e do impacto que esta Pandemia teve na situação económica e financeira de muitas empresas e famílias. Por tudo isso, assumimos o compromisso de estar ao lado dos nossos clientes e de prestarmos o nosso apoio neste momento conturbado, por forma a ultrapassarmos juntos a situação atual. Assim, disponibilizamos um conjunto de soluções à medida de cada cliente.

 

Moratória Pública
Encontra-se prevista e regulada pelo Decreto-Lei n.º 10-J/2020, que entrou em vigor a 26 de março de 2020, atualizado pelo Decreto-Lei n.º 26/2020 de 16 de junho de 2020, pela publicação da Lei n.º 27-A/2020, de 24 de julho de 2020, e do Decreto-Lei n.º 78-A/2020 de 29 de setembro.
A partir de 1 de janeiro de 2021, os clientes bancários podem novamente solicitar o acesso à moratória pública relativamente a contratos de crédito hipotecário, crédito para educação e contratos de crédito a empresas. As alterações ao regime de moratória pública foram introduzidas na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 107/2020, de 31 de dezembro, que promove a quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 10-J/2020, de 26 de março.

Data limite para Adesão
Os clientes bancários que pretendam beneficiar deste regime, e que preencham as condições de acesso, devem submeter uma declaração de adesão junto das instituições responsáveis (ver formulário infra) pelas respetivas operações de crédito até 31 de março de 2021.
Podem aceder à moratória pública durante este período os contratos de crédito que, em 1 de outubro de 2020, não se encontravam abrangidos por medidas de apoio previstas neste regime, independentemente de já terem ou não beneficiado dessas medidas em momento anterior.

Prazo de Vigência
Os contratos de crédito que acederem à moratória pública entre 1 de janeiro e 31 de março de 2021 apenas poderão beneficiar das medidas de apoio por um período máximo de nove meses. Relativamente aos contratos de crédito que já estiveram abrangidos pela moratória pública em momento anterior a 30 de setembro de 2020, este limite de nove meses aplica-se ao período total durante o qual o contrato de crédito beneficiou de medidas de apoio. Assim, por exemplo, um contrato de crédito que beneficiou da moratória pública entre 1 de abril e 31 de agosto de 2020 (cinco meses), caso venha a aceder novamente à moratória em 1 de fevereiro de 2021, apenas poderá manter-se ao abrigo deste regime até 31 de maio de 2021.
Este limite de nove meses não é aplicável aos contratos de crédito que já se encontravam abrangidos pela moratória pública em 1 de outubro de 2020, os quais poderão, assim, continuar a beneficiar deste regime até ao termo do seu período de vigência.

Condições de acesso
O acesso ao regime de moratória pública depende do preenchimento de um conjunto de condições de acesso legalmente previstas.

Assim, podem aceder a este regime de moratória os consumidores, residentes ou não residentes em Portugal, que cumpram os seguintes requisitos:

• (a) Estejam ou façam parte de um agregado familiar em que, pelo menos, um dos seus membros esteja numa das seguintes situações:
- (i) Isolamento profilático ou de doença, ou em prestação de assistência a filhos ou netos, conforme estabelecido no Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março;
- (ii) Redução do período normal de trabalho ou suspensão do contrato de trabalho;
- (iii) Desemprego registado no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.;
- (iv) São trabalhadores elegíveis para efeitos de apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente, nos termos do artigo 26.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020;
- (v) São trabalhadores de entidades cujo estabelecimento ou atividade tenha sido objeto de encerramento determinado durante o período de estado de emergência ou durante a situação de calamidade por imposição legal ou administrativa;
- (vi) Tiveram uma quebra temporária de rendimentos de, pelo menos, 20% do rendimento global do respetivo agregado familiar em consequência da pandemia de COVID-19.

• (b) Não estejam, a 1 de janeiro de 2021:
- (i) Em mora ou incumprimento de crédito há mais de 90 dias junto da instituição, com exceção do previsto no ponto seguinte;
- (ii) Estando, a 1 de janeiro de 2021, em mora ou incumprimento há mais de 90 dias, não se encontre preenchido o critério da materialidade previsto no Aviso do Banco de Portugal n.º 2/2019 e no Regulamento (UE) 2018/1845 do Banco Central Europeu, de 21 de novembro de 2018), e não estejam em situação de insolvência, de suspensão ou cessação de pagamentos, ou a ser objeto de execução judicial por parte de qualquer instituição junto das quais têm contratos de crédito.

• (c) Relativamente à sua situação perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social, preencham uma das seguintes condições:
- (i) Tenham a situação regularizada na aceção, respetivamente, do Código de Procedimento e de Processo Tributário e do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, não relevando até ao dia 30 de abril de 2020, para este efeito, as dívidas constituídas no mês de março de 2020; ou
- (ii) Tenham uma situação irregular cuja dívida seja de montante inferior a 5000 euros; ou
- (iii) Tenham em curso processo negocial para regularização do incumprimento; ou
- (iv) Apresentem, até à data da comunicação de adesão, um pedido de regularização da situação de incumprimento.

Podem ainda solicitar o acesso a esta moratória as empresas, os empresários em nome individual, as instituições particulares de solidariedade social, as associações sem fins lucrativos e outras entidades da economia social que preencham as seguintes condições:

• (a) Tenham domicílio ou sede em Portugal e, no caso das empresas, exerçam também a sua atividade económica no país;

• (b) Não estejam, a 1 de janeiro de 2021:
- (i) Em mora ou incumprimento de crédito há mais de 90 dias junto da instituição, com exceção do previsto no ponto seguinte;
- (ii) Estando, a 1 de janeiro de 2021, em mora ou incumprimento há mais de 90 dias, não se encontre preenchido o critério da materialidade previsto no Aviso do Banco de Portugal n.º 2/2019 e no Regulamento (UE) 2018/1845 do Banco Central Europeu, de 21 de novembro de 2018), e não estejam em situação de insolvência, de suspensão ou cessação de pagamentos, ou a ser objeto de execução judicial por parte de qualquer instituição junto das quais têm contratos de crédito.

• (c) Relativamente à sua situação perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social, preencham uma das seguintes condições:
- (i) Tenham a situação regularizada na aceção, respetivamente, do Código de Procedimento e de Processo Tributário e do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social; ou
- (ii) Tenham uma situação irregular cuja dívida seja de montante inferior a 5000 euros; ou
- (iii) Tenham em curso processo negocial de regularização do incumprimento; ou
- (iv) Apresentem, até à data da comunicação da adesão, um pedido de regularização da situação de incumprimento.

 

Informações adicionais sobre as medidas excecionais de proteção dos créditos - clique aqui

 

- O formulário para Empresas e ENI's encontra-se disponível para download aqui

- O formulário para alteração do contrato de crédito destinado a financiar serviços de educação ao abrigo do decreto-lei n.º 10-j/2020 (decreto-lei n.º 26/2020) encontra-se disponível para download aqui


O formulário pode ser enviado por:
- Correio Postal, para seguinte morada: Rua Júlio Dinis, n.º 158/160, 2.º andar, 4050-318 Porto; ou
- Correio eletrónico, para o seguinte endereço: covid19_empresas@montepiocredito.pt

Deve acompanhar o Formulário a documentação comprovativa da regularidade da situação tributária (AT) e contributiva (Segurança Social), da existência de processo negocial da regularização do incumprimento ou do requerimento do período de regularização;

A declaração deve atestar o cumprimento de todos os critérios legais, sob pena das consequências previstas no Artigo 7º do Decreto-Lei n.º 10-J/2020;

A resposta ao pedido será feita no prazo de:
• 3 dias úteis, em caso de recusa;
• 5 dias úteis, caso o seu pedido seja atendido.
Em ambos os casos a comunicação é feita mediante o envio de comunicação escrita ao cliente, em suporte duradouro.

 

Caso pretendam obter algum esclarecimento adicional, por favor, contactem-nos para o seguinte endereço: covid19_empresas@montepiocredito.pt

A legislação aplicável está disponível nos seguintes links:
Decreto-Lei n.º 10-J/2020 – clique aqui
Decreto-Lei n.º 26/2020 - clique aqui
Lei n.º 27-A/2020 - clique aqui
Decreto-Lei n.º 78-A/2020 - clique aqui
Decreto-Lei n.º 107/2020 - clique aqui