Perguntas Frequentes

» Quem pode solicitar alteração de dados ou outro tipo de pedidos sobre o meu contrato?
Apenas os intervenientes no contrato (clientes, avalistas/fiadores) e representantes legais o podem fazer, sendo que os requisitos e modo de verificação da identidade dependem do meio de contacto utilizado.

» Acabei de pagar o meu contrato. Quando é que me enviam a documentação?
O processo de tratamento da documentação inicia-se 60 dias após a data do último pagamento.

» Pretendo alterar a minha conta bancária para o debito das prestações. O que tenho que fazer?
Basta solicitar-nos que de imediato procedemos ao envio de uma ADC (Autorização de Débito em Conta) para a sua morada, a qual deve ser devolvida devidamente assinada conforme tem no seu Banco juntamente com um comprovativo de IBAN e BIC. Esta alteração tem um custo associado. Só após o pagamento desse valor é possível dar seguimento ao pedido.

» Como obtenho o meu IBAN e BIC?
Consegue obter o seu IBAN e BIC no multibanco na opção consulta de IBAN e BIC, no seu homebanking na mesma opção ou no seu balcão.

» Pretendo alterar a data de débito da minha prestação. O que devo fazer?
No Montepio Crédito existem 3 datas para débito das prestações: aos dias 5, 15 ou aos dias 27 de cada mês.
Se um Cliente pretender alterar a data de débito terá que escolher uma das opções anteriormente referidas. Esta alteração tem um custo associado. Só após o pagamento desse valor é possível dar seguimento ao pedido.
Para obter informação sobre o custo desta alteração poderá:

- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h);
- Enviar pedido para o endereço electrónico cliente@montepiocredito.pt, para o Fax 220 004 498 ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Pretendo obter informação sobre quanto ainda devo no meu contrato. Como devo proceder? Posso liquidar o meu contrato antecipadamente? Tem alguma penalização?
Através de um contacto com o Montepio Crédito poderá obter informação sobre o valor para rescisão total antecipada.
Qualquer Cliente, em qualquer momento da vigência do contrato, pode liquidar antecipadamente o mesmo.
A penalização aplicada depende da comissão de preçário que se encontrar em vigor.

Para obter o valor e formas de pagamento disponíveis poderá:

- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h);
- Enviar pedido para o endereço electrónico cliente@montepiocredito.pt, para o Fax 220 004 498 ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Posso efetuar amortizações parciais no meu contrato?
Sim é possível. Sabendo qual o montante para amortização parcial deverá remeter essa indicação, por escrito ao Montepio Crédito, indicando se pretende uma redução no valor da mensalidade (mantendo o prazo) ou se pretende uma redução na duração do contrato (mantendo o valor da mensalidade).

O pedido poderá ser remetido para:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Fax 220 004 498;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como devo de proceder para atualizar dados no meu contrato?
Para actualização de dados no contrato, o Cliente deverá sempre remeter para o Montepio Crédito uma informação, por escrito, acompanhado de um comprovativo que ateste essa alteração.
Por exemplo para atualizar a morada, deverá remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) e anexar um comprovativo de morada válido (factura água, luz, gás ou correspondência que comprove morada fiscal) para processarmos essa alteração.

O pedido poderá ser remetido para:
- Endereço electrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Fax 220 004 498;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Estou com dificuldades em cumprir o meu contrato, o que posso fazer?
Este tipo de situações carece de uma análise casuística.
Dependendo do tipo de contrato, e da situação em que o mesmo se encontra, a solução poderá passar por acordo de pagamento, renegociação do crédito, entrega da viatura, cessão posição contratual, entre outras. Sugerimos a consulta do documento "Informação sobre o incumprimento de contratos".
De forma a poder ser mais adequadamente encaminhado será sugerimos contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h), ou remeter uma exposição da sua situação para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou para o Fax 220 004 498 ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Porque é que este mês não debitaram a prestação da minha conta?
Deverá confirmar, junto do Banco/conta onde tem o débito direto ativo, se tinha valor disponível e suficiente, para pagamento da prestação, no dia útil anterior à data de débito da prestação.
Deverá também verificar se o débito direto se encontra activo e sem limites (valor ou data) através de uma caixa multibanco ou através do acesso ao seu banco.
Poderá também contatar a Linha de Apoio a Clientes, para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h), ou expor por escrito a sua questão para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou para o Fax 220 004 498 ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como devo proceder se tiver alguma prestação em dívida?
Deverá entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h) onde poderá não só obter informação sobre valor como as informações necessárias para efetuar pagamento.

Em caso de impossibilidade de contacto poderá também remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt ou para o Fax 220 004 498 ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como posso consultar os dados do meu contrato?
Para obter informação sobre os dados do seu contrato poderá:
- Entrar em contacto com a Linha de Apoio a Clientes para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h);
- Enviar pedido para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, para o Fax 220 004 498 ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Como posso obter segundas vias de documentos?
A emissão de segundas vias de documentos tem um custo associado que se encontra disponível para consulta no nosso preçário.
O Cliente deverá, numa primeira fase, efectuar o pagamento associado ao documento pretendido e remeter o comprovativo desse pagamento para:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Fax 220 004 498;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

No envio do comprovativo poderá dar a indicação do documento pretendido ou contactar para a Linha de Apoio a Clientes para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h);

» Que coberturas abrange os seguros associados ao meu contrato?
Dependendo do tipo de crédito poderá ter associado: seguro de vida, seguro protecção ao crédito ou seguro automóvel.
O seguro de vida genericamente cobre morte, invalidez absoluta e definitiva. O seguro de proteção ao crédito (Plano Proteção Total) cobre incapacidade temporária absoluta para o trabalho por acidente ou doença, desemprego involuntário e hospitalização.
O seguro automóvel assegura a viatura e os seus ocupantes, dependendo se subscreveu danos próprios ou somente responsabilidade civil.
Para obter informação mais específica poderá contactar a Linha de Apoio a Clientes, para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h), para obter informação sobre que seguros têm ativos e a que seguradoras os mesmos estão adstritos.

Em alternativa poderá remeter esse pedido por escrito (identificado com número de contrato ou contribuinte) para:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Fax 220 004 498;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.

» Posso fazer o pagamento da mensalidade sem ser por débito direto?
Aquando da contratação do crédito foi estipulado que o meio de pagamento seria o débito direto, devendo manter-se ativo durante a vigência do contrato.
Excecionalmente e em alternativa o Cliente poderá optar por outro meio de pagamento: transferência bancária, pagamento de serviços, depósito bancário, cheque ou pagamento em numerário.
De forma a evitar custos adicionais com pagamento da mensalidade através de outro tipo de meio de pagamento que não o débito direto, deverá realizar o pagamento com a antecedência mínima de 8 dias úteis para evitar o envio do pedido de débito direto ao banco.

É também necessário o envio de comprovativo de pagamento por:
- Endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt;
- Fax 220 004 498;
- Carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.
Poderá sempre contactar a Linha de Apoio a Clientes, para o número 210 348 623 ou pelo 707 50 20 21 (todos os dias úteis entre as 9h e as 20h), para verificar a antecedência necessária para pagamento antecipado. Em caso de impossibilidade de contacto poderá também remeter um pedido por escrito (identificado com número de contrato ou número de contribuinte) para o endereço eletrónico cliente@montepiocredito.pt, para o Fax 220 004 498 ou por carta para a morada Rua Júlio Dinis, 158 2º andar Apartado 5549, 4027-801 Porto.